domingo, 18 de agosto de 2013

Monte e Juntos...

... Montejunto

Há muitos anos atrás fiz, com um grupo de amigos (GJMF), uma "exploração" a algumas das grutas do Montejunto, o que adorei! Hoje o E. foi lá de bicicleta, como já fez várias vezes, mas desta a M. não se calava que o tio tinha feito uma corrida e por isso decidimos mostrar-lhe o Montejunto (ver no fim do post informações sobre a Serra).
A serra continua agradável e linda de se ver! A M. também adorou!









Mais informações para quem estiver curioso ou não conhecer:
A Serra de Montejunto é o miradouro natural mais alto da Estremadura, elevando-se a 666 m de altitude. Esta estrutura geológica, com 15 km de comprimento e 7 km de largura situa-se no norte do distrito de Lisboa, entre os concelhos do Cadaval, a norte, e Alenquer, a sul, a cerca de 65 km de Lisboa.
Em Montejunto existem as ruínas de dois conventos. Os monges, aproveitando as condições climáticas da serra, construíram tanques onde recolhiam gelo que depois enviavam para Lisboa. É por este motivo que Montejunto é também conhecida por serra da Neve. Esta indústria (do gelo) perdurou até 1885.
A pouca distância das ruínas do convento, ficam as Ermidas da Senhora das Neves, do século XIII e de São João, revestidas de azulejos.
A oeste, envoltas pelo azul do mar encontram-se as ilhas das Berlengas e a noroeste, o Sítio da Nazaré, a sul o "cinza" das cristas da Serra de Sintra e para sudeste os campos verdes das Lezírias do Tejo e dos "Olivais de Santarém".
Quanto a estruturas de construção humana é possível avistar, em dias de boa visibilidade, os pilares da Ponte 25 de Abril. No sopé da serra encontra-se aldeias como a de Cabanas de Torres.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui pode comentar o que leu.
Obrigada e Felicidades!