quarta-feira, 8 de maio de 2013

Significado do ramo do Dia da Espiga

Dia da espiga é uma celebração no dia da Quinta-feira da Ascensão.

Lembro-me de que quando era pequena fazíamos um passeio pelos campos. Recolhíamos espigas de trigo, malmequeres, papoilas e raminhos de oliveira para formarmos um ramo. Esse ramo chamava-mos a espiga. Até dizíamos que íamos apanhar a espiga quando nos referíamos a todo o ramo.

Depois o ramo era colocado atrás da porta de entrada, e só era substituído no dia da espiga do ano seguinte.
Recordo-me que se dizia  que "era o dia mais santo do ano" e por isso era uma espécie de feriado e não se ia para a agricultura nesse dia. Não me recordo bem, mas acho que nesse dia não tínhamos aulas.

Tudo o que se apanhava tinha um significado:
  • Espiga – pão; para não faltar alimento;
  • Malmequer – ouro e prata;
  • Papoila – amor e vida;
  • Oliveira – azeite paz; luz;
Também sei que nalguns sítios se apanhava ramos de videira e alecrim, mas disso não me lembro na minha terra.
 
A M. também foi apanhar, hoje, a espiga com a escola (pois amanhã é feriado cá) e trouxe para casa este lindo raminho. Fez-me lembrar os meus bons velhos tempos...
 
Ainda bem que a tradição ainda é o que era!!!!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui pode comentar o que leu.
Obrigada e Felicidades!