quinta-feira, 9 de maio de 2013

Como passámos o Dia da Espiga

Hoje fomos à terra da minha mãe, um lugar com pouquíssimos habitantes, tranquilo, fresco (ótimo no verão) e com um santuário onde há uma capela  pequenina com alguns séculos de existência.

O que se fez por lá?
- Fomos à missa, mas a M. estava tão cansada que adormeceu um bom bocado;
- Os nossos raminhos foram benzidos;
- Fomos à procissão;
- Rezámos;
- Vimos  pessoas que não víamos há meses, desde o verão, há 2 anos, há 4 anos,....

Depois da missa, procissão e de estar um pouco a sós comigo na igreja vejo que havia imensos velhinhos na rua. O Lar levou os pacientes à missa, para eles poderem recordar as tradições. Alguns tinham lágrimas nos olhos e eu tb me emocionei. Vi duas tias avós que já não via desde que a M. tinha 10 meses.

Vi a mãe de uma amiga que me disse "Gostei muito de te ver!". Também gostei de a ver!

Gosto de mostrar estas tradições à minha filha e falo-ei sempre que possa.
Tive sorte do local onde trabalho ter feriado municipal hoje ;)
Na casa dos bisavós ainda há bomba para puxar água do poço.


Um terreno bonito.. ia na procissão.



O raminho da M.

A cheirar as rosas.


Vestido: Neck & Neck
 Casaco: Neck & Neck
Meias até ao joelhoNeck & Neck
 Laço: Neck & Neck (mas acho que é alguma senhora que faz,... nunca os vi no catálogo)
Calçado: Sapatos azuis escuros Rooter
 


Pia da água benta.

Teto da capela.

As maravilhosas cavacas das Caldas da Rainha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui pode comentar o que leu.
Obrigada e Felicidades!