quarta-feira, 30 de abril de 2014

Bolçar dá muito trabalho

Acordo cedo...fixe, vou conseguir fazer tudo a horas... ou não...

Dou dar de mamar e ela vomita (literalmente) que isso de bolçar não é para ela. Deixar cair pela boca bocadinho de leite, devagarinho... não? Isso dá muito trabalho... o melhor e mandar logo tudo fora e fica o assunto arrumado!
Mudo a roupa dela e a minha. A minha?? E agora? Pus umas calças a lavar e só tenho mais estas que me servem...pânico! Vou de pijama levar a mais velha ou limpo estas e vão semi azedas semi molhadas? Escolho a segunda opção.

Tiro a roupa da cama, que ficou numa lástima.

Preparo a mais velha, que não quer comer...

Saio de casa e reparo que a minha blusa também está suja. Fico triste...está era aquela blusa "tapa misérias" (leia-se bananas). Entro em casa, troco a blusa com vontade de chorar...

Melhoras dias virão...


terça-feira, 29 de abril de 2014

Tudo sobre a minha idade...


Na última semana três coisas que me levaram a pensar que o tempo passa tão rápido, mas tão rápido... Três priminhas minhas, mais novas, muito mais...já não são "pikaninas"... uma vai-se casar, outra acabou o curso e outra vai fazer MBA. 

Parabéns às três, mas...
Priminhas do meu coração abrandem para eu não me sentir tão "velha".

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Levantinhos (i.p.11)

Íamos no carro e a Sal começar a rir. Achei graça ela rir quando não estava a acontecer nada nem ninguém falava para ela. Comentei com a Mar que a mana estava a rir mas que eu não percebia porquê.


Responde a Mar:
- Se calhar é dos "levantinhos", ela acha graça.
- Que é isso "levantinhos"?
- É aquilo que está na estrada, assim levantado e o carro salta.

Portanto meus amigos, a partir de agora, as lombas da estrada chamam-se levantinhos.

Quando me aborreço...

Quem diria que um dia que começou tão cedinho terminaria tão tarde? Pois...daqui a pouco há 24 horas que estou de pé e o humor mudou radicalmente. Há momentos do nosso dia que por deverem ser partilhados nos entristecem por não o serem.
Tenho que me deixar de ilusões...se eu não gostar de mim quem mais?
Amanhã, ou melhor hoje, é outro dia e daqui a nada já me esqueci.
Bons sonhos e depois um ótimo dia.

domingo, 27 de abril de 2014

O melhor da manhã

Se há coisa que adoro são as manhãs (cedo) solarengas. Lembro-me de quando ficava na casa da minha avó e quando acordava já ela tinha dado comida aos animais (coelhos, patos, galinhas, porcos, ...) e feito torradas (no fogão com um apetrecho estranho). Cheirava a café, mas eu só podia beber chá. Ela tinha feito tanta coisa enquanto eu dormia...admirava-a, e admiro.

Então hoje foi assim e adorei...adoro as manhãs que me deixam fazer isto:
Acordar (sem dor de cabeça) com o renhonhar (existe?) da Sal, dar de mamar com tranquilidade e deitá-la novamente. Ela fica a "falar" com os seus botões e não reclama.
Vou até à cozinha e meto café a fazer (cafeteira). Escolho roupa e meto na máquina. Vou ver a Sal que entretanto acabou por adormecer...
Pego numa caneca, a minha preferida, e deito café. Vou à varanda e tento abrir os olhos...está sol. O corpo semi vestido que deambulava pela casa meio frio aquece rapidamente, sobretudo na barriga (deve ser do café) e nas pernas (deve ser do sol). Fico a ver o dia, início de dia, e sorrio...gosto de sorrir "porque sim", sem motivos. Posso? Claro que posso...então às vezes não choro sem motivos?!
Vou passar a ferro... A máquina de lavar pára..desço e vou para a varanda estender a roupa...
Ui! Estender roupa...é das coisas que adoro fazer de manhã, bem de manhãzinha. Estranho? Talvez...mas adoro mesmo...gosto de tocar a roupa ainda molhada e de a colocar ordeiramente nos cordões... É giro.
Vou ver a Sal...dorme. O pai dorme... Lindos. A Mar está "nas sete quintas", logo já a abraço.







sábado, 26 de abril de 2014

Fruta congelada

Eu sou adepta do congelador. Congelo imensas compotas que faço quando há fruta da época e ela anda por aí aos "pontapés". 
Até aqui tudo normal... Mas recentemente tenho vindo a congelar fruta (aos pedacinhos) que depois uso em batidos ou misturo nos iogurtes. 
Desta forma poupo. Passo a explicar: se determinada fruta está em promoção (normalmente acontece com os morangos, bananas, kiwis) compro a mais e quando fica o ponto (madura) congelo. Desta forma uso-a sempre que me apetece sem pensar tanto no preço. 
Fica a dica.





quinta-feira, 24 de abril de 2014

Grão de bico + chocolate = bolo

Vi uma receita de bolo com grão de bico e fiquei curiosa.
Como não tinha grão em lata mas tinha um saquinho dele seco (estava em casa há tanto tempo que me certificar da data de validade ) por isso demolhei e cozi. Por momementos parecia a avózinha e que bem que soube.
Fiz o bolo, sopa de grão com espinafres e congelei o que sobrou.


Pois bem, o bolo fica bom, nem se nota o grão de bico e não leva farinha.

Fiz algumas adaptações à receita original e voilá...




Ingredientes

350 gr de grão de bico (cozido)
4 ovos
1/2 colher de chá de fermento (em pó)
110 gr de açúcar (usei amarelo)
170 gr de chocolate (era a quantidade que tinha. 60% de cacau)

Preparação
Na Bimby moer o grão (previamente cozido) até ficar em "pasta". Com a ajuda da colher puxar os bocadinhos de grão, para o fundo do copo. Juntar os ovos, um a um, e bater. Colocar o açucar e o fermento e bater novamente. Juntar o chocolate (previamente derretido) e bater.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º numa forma forrada com papel vegetal, cerca de 30 minutos.

Nota: Não coloquei tempos nem velocidades, pois fiz "a olho" e não apontei o que fiz. Mas... como diz uma amiga minha é "quando virem que tal" ;)


O nosso "ovo da Páscoa" para a Mar

Não oferecemos um ovo da Páscoa à Mar. Ela já tinha o seu ovo da Páscoa. Já havia algum tempo que lhe falávamos no Oceanário, pois ela nunca tinha ido. Quer dizer...ela já lá tinha ido mas não viu nada, estava no quentinho da minha barriga ;)

Assim, nas férias da Páscoa, aproveitámos e fomos uma tarde ao Parque das Nações.

Escusado será dizer que foi um novo mundo para ela. Engraçado é verificar como as crianças identificam tantos peixes porque viram nos desenhos animados, livros, filmes ou histórias. E não se esquecem do nome com tanta facilidade como os adultos. Até fiquei envergonhada quando lhe disse que determinado peixe era como a Dori do Nemo. Ela respondeu logo que não era aquele peixe, era um parecido mas não aquele. Pois... segundos depois lá apareceu então a verdadeira Dori e realmente ela tinha razão...
Passemos a algumas recordações... fotografias.

















O espaço é ótimo para as crianças que ficam fascinadas a olhar para os peixinhos.

Também  fomos ver a exposição das tartarugas.

Alfabeto dos livros - D, E, F


Já passou algum tempo desde o post inicial, mas não tem sido fácil...a estante dos livros saiu da sala. Quer dizer...ficaram alguns e as outras dezenas foram para o escritório. De hoje não podia passar, não fosse ontem o Dia Internacional do Livro.


Letra D - Diário de um Mago

Uma viagem extraordinária pelo caminho de Santiago


{2000}

Letra E - Uma Escolha por Amor



Letra F - Filhos do Afecto

quarta-feira, 23 de abril de 2014

{15/52} e {16/52}

"A portrait of my children, once a week, every week, in 2014."



Faço um 2 em 1 esta semana.

A Semana 15 da Mar. foi marcada peço regresso aos patins e correu lindamente.
A semana 15 da Sal. foi a da descoberta das mãos... mete tudo na boca e "come" os dedos.



Semana 16

"Venda de garagem" é uma coisa que a minha filha gostaria de fazer

A Mar fala muitas vezes numa Venda de garagem, coisa que em Portugal nunca vi. Ela via muito o Ruca e parece que pela terra do Ruca isso se faz. Ela queria vender os brinquedos que já não usa, mas entretanto nasceu a Sal e mudou de ideias.

Acho a ideia o máximo e daí que quando soube desta venda (que não é de garagem) tenha achado muita piada. Li sobre isso aqui.





Não sou um coelho mas gosto de cenouras cruas

Havia umas cenouritas a mais ( que é como quem diz velhas) no frigorifico e lembrei-me de as gastar num sumo.

Usei: 2 cenouras, 2 maçãs, frutos do bosque congelados, água.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Básico e Bom

Andava há "séculos" a arfar por um pratinho básico destes. Adoro! Mas ou tinha queijo e não tinha o tomate ou então tinha o tomate e não tinha o queijo. Hoje tinha ambos. Ahhhh...maravilha.

Querias a receita...aqui tens

Uma Amiga, no outro dia, ficou surpreendida de eu usar a roupa interior da Mar na Sal. Isto por causa dos cocós nos bodies.
Amiga, aqui fica a "receita" de que te tinha falado. Escrevo-a aqui para não te esqueças, quando precisares, e porque poderá ajudar mais alguém.

No tempo em que a Mar nasceu fez muito sol e por isso eu lavava a roupa normalmente, na máquina, e mesmo que ficasse com alguma manchita o sol tratava de a "comer". Com a vinda do inverno o sol deixou de espreitar e caso mudou de figura . As manchitas não desapareciam das roupinhas.  Mandei-as para a minha mãe que as pôs como novas e me ensinou o que teria de fazer.

 Passo a explicar, não falha:
Depois do baby sujar a roupa passar por água morninha e esfregar bem sabão azul e Branco (assim que se possa). Deixar de molho um bocadinho. Mudar a água e voltar a ensaboar. Meter na máquina juntamente com as restantes roupas do bebés (uso o detergente da imagem). Quando não tenho roupa da Sal para lavar (quase impossível)  retiro bem o sabão com água e meto logo a secar. 
Pode-se usar a roupa, obviamente, só com a lavagem à mão, eu é que gosto que fiquem todas com o mesmo cheirinho.
A roupinha fica impecável, sem manchinas.


Sabão natural para lavagem à mão.

Detergente líquido para a máquina.

Nota: Quando comecei o post ainda usava sabão azul e branco mas entretanto acabou e no supermercado não havia. Acabei por comprar sabão natural Clarim e devo dizer que também resulta, além disso o cheiro é mais agradável. É que isto de escrever posts longos e pensados não é a minha praia e eu só escrevo no telemóvel ou enquanto amamento, portanto demorou amiguita.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Tirem-me isto da frente #2

Acho que sou viciadíssima em frutos secos, só pode. Haverá algum local para dependentes se "desintoxicarem"?

Eu também sou uma vizinha fofinha

A propósito disto, fiquem a saber que a estimo bem e que ontem mereceu um mega folar. Não foi feito por mim, mas como se fosse. Quer dizer...melhor que se fosse eu...
Também sou uma vizinha fofinha.




domingo, 20 de abril de 2014

Um dia diferente...ou igual?

Diferente o dia? Foi dia de Páscoa...fomos à missa...adorei! Já não ia fez ontem 3 meses...
Almoço com a família, mas não toda :(
Muitas coisas iguais aos anos passados...outras muito diferentes...é a vida...
Espero q o dia tenha sido bom para todos...
Alegria e saúde..Paz também.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Já tem o ovo enorme...já está contente

A Mar. adora o "famoso" ovo de chocolate da kinder. Pois...uma fortuna por um bocado de chocolate (é sempre este o meu pensamento). Há sempre alguém que lhe dá o ovo, mas eu não sou. Normalmente é o padrinho e é ver o brilho nos olhos dela quando o recebe. Este ano o padrinho não está cá e eu pensei em comprar-lhe o dito ovo pois há uma semana que me andava a pedir. O padrinho antecipou a Páscoa e disse para ela escolher um ovo gigante. Lá fomos nós... comprar o ovo...estava tão feliz e repetia vezes sem conta: "O tio é fofinho". Comovi-me tanto...Ela viu e abraçou-me. Quis enviar uma foto para o padrinho. Passaram só dois meses e já tenho tantas saudades do meu irmão.

Queria um ovo deste com uma surpresa lá dentro com quase dois metros.

Feliz Páscoa mano.

Cinema em casa [Monstros vs Aliens]

Vamos a isto...
Lá fora está frio e nós aqui no quentinho. Daqui a pouco haverá pipocas.

Já me tinha esquecido #10 {bebegel}

Já me tinha esquecido que os bebés nos enganam com os seus imensos cocós nos primeiros meses. De repente sem perguntarem a ninguém deixam de o fazer...não se queixam nem nada...está tudo bem...e se não fosse eu apontar tudo no meu caderninho até nem notava que há tempos (muito) que os intestino estão de férias. Malandrecos...
Em último recurso tem que ser...

Já cheira a Páscoa

A Mar decidiu enfeitar as portas com ovos. Tudo colorido por aqui.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

terça-feira, 15 de abril de 2014

Lista

Fiz uma lista tão grande de coisas para fazer que me quer parecer que nem metade faço.
É que pelo meio das coisas por fazer (da lista) surge sempre algo que não estava à espera. A baby por exemplo agora dá em mamar e rir ao mesmo tempo... assim passo "horas" a amamentar... Antes isso que outra coisa pior!
 Quase 11h e só risquei duas coisas da lista. Help!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

A vizinha é fofinha

Esta manhã esperava-me isto à porta. Não sei ao certo de que se trata mas está aprovado. Qualquer coisa como pão doce e compota de kiwi com passas.
Quem tem uma vizinha fofinha deve estimá-la...Adoro!

Cometi uma loucura

Não estou em mim de tanta loucura. Fui arrancar umas cenas (leia-se pelos),  fui à pedicure e cortei o cabelo. Agora chega para uns tempos...