sábado, 10 de maio de 2014

Já vos contei a história do percentil?

Há seis anos...

...durante o almoço as conversas rondavam quase sempre o assunto "filhos",  nas quais surgiam muitas vezes a palavra 'percentil".

Então as minhas colegas diziam:
- O meu está no Percentil 50.
- O meu passa disso já.
- Ai o meu está no 75.
- O meu é tão grande que está no 95...
-Blá...percentil,  blá blá...percentil...blá, blá, blá percentil,...

De maneira que esta palavra não me saía da cabeça. Assim sendo quando tivesse um bebé também de usar essa palavra certo? Ou não?

Mais tarde...
... tinha eu acabado de ser mãe há uns dias, pela primeira vez (e já passaram mais de 5 anos) quando fui à consulta de pediatria... Que pergunta totó havia eu de fazer à médica?

- Dra., em que percentil está a Mar?


A médica hesitou e respondeu:
- Sabe que o percentil não é o mais importante....

- Sim, mas eu quero saber.

- Sabe que o percentil não quer dizer tudo,...

- Pois, mas gostava de saber, curiosidade.

Que totózinha, ainda não tinha percebido que havia um gráfico no livro de bebé que mostrava isso, pensava que era algo que os médicos diziam, daí a minha insistência.

- Ela não tem percentil, nasceu pequena. Mas vai ter...daí que o percentil não interesse neste momento.

Oi? Então...essa palavra não se aplica ao meu bebé? Agora não posso falar com as minhas colegas?buaaaaaaahhhh. Foram os meus pensamentos, mais palavra menos palavra, naquele momento.

A baby foi ganhando peso e cm e foi alcançando o seu percentil... Umas vezes 25, outras 50, por vezes baixava outras subia... Mas deixei rapidamente de ligar a isso... Afinal de contas sentia que estava bem e como a médica nunca falava na tal palavra deixei de me preocupar.

Recentemente, com a vinda da Sal comecei não só a ver o percentil (não com ansiedade, mas mesmo só para ver se ia evoluindo bem) como a comparar com os da irmã com o mesmo tempo de vida. Sei que é errado, muito errado,.... São bebés diferentes...mas comparo mesmo só por curiosidade. 
Então se a outra não tinha percentil com esta, neste momento, deparo-me com o 75 e agora estou preocupada... Estará muito gorda? Cresceu muito, fará mal? Perímetro cefálico grande ...terá problemas?
Como diz uma amiga minha...isto é uma canseira...se nao cresce é porque é pequeno se cresce temos medo da obesidade... valha-nos Deus!

Pois é dona mãe deixa de ser tontinha e vai mas é dormir. 


2 comentários:

Aqui pode comentar o que leu.
Obrigada e Felicidades!