Com muita convicção a miha filha pediu-me alheira porque na escola tinham falado/provado (Projeto sobre regiões de portugal) e ela tinha adorado. Achei estranho ela ter gostado... mas comprei.
Conhecia pouco sobre a alheira e fui procurar:
A alheira é um enchido típico da culinária portuguesa cujos principais ingredientes podem ser carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau.
Segundo a tradição, este enchido terá sido criado por cristãos novos que, em segredo, continuavam a guardar costumes da sua renegada religião judaica, a fim de dar a entender a toda a sociedade que eram cristãos assumidos e bem integrados. Como o judaísmo proíbe o consumo da carne de porco, alguns dos supostamente recém convertidos teriam inventado um chouriço onde discretamente a carne de ave substituía a carne de porco, tradicional entre os cristãos. Desta forma, nas primeiras alheiras foram usadas várias carnes alternativas ao porco, tais como peru, galinha e outras aves.
Na região de origem a norte de Portugal (Trás-os-Montes) a alheira é consumida grelhada, ou assada em lume brando, acompanhada por batata cozida com um fio de azeite, e legumes da época variados.
A mais famosa das alheiras é a oriunda de Mirandela, frequentemente considerada a de melhor qualidade, tendo sido nomeada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.
fonte: wikipédia
As nossas alheiras foram ar forno a assar e ficaram assim:
Ah... é verdade... a M. não gostou...
Portanto lá se foi a dieta... cometi um pecado dos grandes hoje!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Aqui pode comentar o que leu.
Obrigada e Felicidades!